Para tirar nossas dúvidas, os Loucos por Natureza contam com o apoio de um expert no assunto: JOÃO ROBERTO GAIOTTO que é natural de Piracicaba, SP e autor do livro TÉCNICA 4X4, um Guia de condução fora de estrada. Entre outras atividades, realiza cursos promovidos pela DPaschoal e Goodyear em vários estados brasileiros, alem de se apresentar no Momento Off Road do programa Auto Esporte da TV Globo aos domingos. É ele quem responde às perguntas e dúvidas sobre direção 4x4 enviadas ao nosso site. Recomendamos a leitura de seu livro que é sem dúvida uma obra de referência sobre o assunto e pode ser solicitado por Internet.

--“Que diferença existe entre Raid, Rally e Indoor?” – Frederico Bagaggine – SP, por e-mail

Raid, Frederico, é uma prova de regularidade onde o piloto recebe instruções de um co-piloto ou navegador, sobre o caminho a seguir. O navegado baseia-se numa planilha fornecida pela organização da prova momentos antes da largada. Para realizar esse trabalho, usa equipamentos de navegação como cronômetro, calculadora,computador de bordo,etc.
Já o rally é uma prova de velocidade, portanto com maiores riscos de acidentes, exigindo muita perícia e técnica de pilotagem. No Brasil o Rali dos Sertões já é uma competição consagrada que se repete anualmente.
O Indoor é uma competição que mistura regularidade e velocidade, realizada numa área limitada, como uma arena, onde expectadores podem assistir ao show de arquibancada. Nesse espaço são colocados obstáculos simulando trilhas, como atoleiros, areia, pedras, curvas fechadas, etc.

--“Em quais situações devo utilizar as Marchas Reduzidas?” – Alexandre Costa – Juiz de Fora MG, por e-mail.

-Sempre que você tiver que rebocar cargas muito pesadas, subir ou descer grandes inclinações e ainda atravessar terrenos com lama, áreas alagadas, rios, etc. As marchas reduzidas permitem maior controle do veículo em terreno muito irregular e reduzem o uso de freio. Experimente engatar a reduzida de seu 4x4 em uma decida mais radical. Coloque a primeira marcha reduzida, não use acelerador ou freio e veja como o veículo perde velocidade, seguro por esse potente freio-motor.

Tire suas dúvidas comunicando com a gente: contato@loucospornatureza.com.br

Todos os direitos reservados -- LoucosPorNatureza 2005
WebDesigner
TÉCNICAS 4X4